sábado, 19 de fevereiro de 2022

Planejamento do trabalho de auditoria

Planejamento do trabalho de auditoria

O planejamento é, sem dúvida, a fase mais importante do trabalho da auditoria interna (de qualquer trabalho, convenhamos) 

“Planejamento de longo prazo não lida com decisões futuras, mas com um futuro de decisões presentes.” Peter Drucker 

O planejamento é o alicerce sobre o qual todo trabalho deve ser fundamentado e funciona como um mapa estrategicamente montado para atingir o alvo; estabelece antecipadamente o que deve ser feito, como, onde, quando e por quem, em um nível de detalhes suficiente, sem se perder em múltiplos detalhes a essência do significado global.

Conforme lição de Attie (2018), o planejamento pressupõe adequado nível de conhecimento sobre o ramo de atividade, negócios e práticas operacionais da entidade em exame.

São objetivos da fase de planejamento da auditoria, resumidamente:

·         obter e disponibilizar conhecimento suficiente sobre os elementos integrantes do processo e respectivos objetivos, controles e riscos;

·         identificar os elementos críticos do processo aplicando a matriz de criticidade;

·         definir os métodos e as técnicas a serem empregados nos testes, inclusive na escolha dos elementos a serem testados (amostra ou censo);

·         elaborar os testes essenciais ao trabalho e definir os elementos representativos que serão verificados;

·         estimar o consumo mínimo necessário de recursos para a conclusão da auditoria e de cada ação e resultado esperado (otimizar a alocação de recursos). 

Na busca pelo conhecimento sobre o processo e seus objetivos, controles e riscos, deve-se coletar e registrar, de forma ordenada e sistematizada, as informações necessárias e suficientes para entender o objeto da auditoria, levando em consideração os ambientes interno (por exemplo, documentos estratégicos, parâmetros desempenho, valores envolvidos, áreas intervenientes etc.) e externo (por exemplo, legislação incidente, literatura especializada, tendências de mercado, atuação de órgãos reguladores etc.). As informações que representam o conhecimento adquirido são estruturadas por meio dos mapas do processo e dos roteiros de auditoria respectivos.

É possível que durante o planejamento sejam identificadas situações que, pelo nível de vulnerabilidade que provoque nos processos da empresa, devam receber imediato tratamento e, portanto, poderão ser objeto de recomendações e acompanhamento específicos.

A fase de planejamento é concluída com a emissão dos respectivos planos de auditoria, que podem seguir níveis conforme a arquitetura da empresa ou dos trabalhos a serem realizados, bem como ter sua elaboração definidas por normas internas ou externas à empresa.


(trecho do livro Auditando Tudo - O Departamento Jurídico), ainda não lançado 

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